O Papa Leão XIV instituiu, nesta quarta-feira, a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, e nomeou o primeiro arcebispo: dom Antônio Emídio Vilar, SDB, atual bispo diocesano. De acordo com o comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, a nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, e terá sob seu auxílio, como sufragâneas, as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, no Noroeste do estado. 2e3d5
(foto reprodução)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao povo e ao arcebispo da nova arquidiocese:
Saudação da CNBB pela ereção canônica da Província Eclesiástica de São José do Rio Preto 2j3sk
Estimado irmão, Dom Antônio Emídio Vilar, SDB,
e todo o Povo de Deus da Arquidiocese de São José do Rio Preto,
Com alegria, recebemos a notícia da elevação da Diocese de São José do Rio Preto à condição de Arquidiocese, e a consequente nomeação do seu primeiro arcebispo. Ao senhor, Dom Vilar, desejamos bênçãos de Deus nesta nova etapa de seu ministério.
Ao Clero, à Vida Religiosa Consagrada e a todo o Povo de Deus, renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora.
Possam iluminá-los na sua caminhada pastoral as palavras do Papa Leão XIV na missa de início do seu pontificado: “Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria: Olhai para Cristo! Aproximai-vos d’Ele! Acolhei a sua Palavra que ilumina e consola! Escutai a sua proposta de amor para vos tornardes a sua única família. No único Cristo somos um. E este é o caminho a percorrer juntos”.
(foto reprodução)
Confiamos a nova arquidiocese à intercessão e proteção do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Jose.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebipo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
(foto reprodução)
Biografia do novo arcebispo 706a3o
Dom Antônio Emídio Vilar nasceu no dia 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), mas a família se firmou em Batatais (SP) semanas depois do seu nascimento. É religioso salesiano desde 1976, tendo sido ordenado presbítero em 1986. Dom Vilar é bispo desde 2008. Seu lema é “Animan pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas (Jo 10,11))
Aos 11 anos, foi para o seminário salesiano em Pindamonhangaba (1969). Nos anos seguintes, continuou a formação religiosa em Lavrinhas. Professou os votos ao fim do noviciado no dia 31 de janeiro de 1976, em Pindamonhangaba.
Mais tarde, em Lorena, cursou Filosofia e Pedagogia (1976-1978). Fez experiência pastoral em Lavrinhas (1979-1980) e São Paulo (Instituto Dom Bosco, Bom Retiro) até agosto de 1981.
De 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi ordenado presbítero em 9 de agosto de 1986, na cidade de Batatais, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
Na Congregação Salesiana de Dom Bosco, atuou em diversas funções como na coordenação de estudos e como professor, em Pindamonhangaba (1986) e em Lorena, onde atuou na área da Filosofia (1987 a 1989). Também foi diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (1990). De 1991 a 1993, coordenou os estudos e lecionou no Centro Universitário Salesiano (Unisal Pio XI), em São Paulo (SP), onde, de 1994 a 1998, foi também diretor.
De 1999 a 2007 foi mestre de noviços em São Carlos. E, de 2002 a 2007, concomitantemente foi também diretor da obra ‘Salesianos São Carlos’. Em 2008 foi pároco da Paróquia N. S. Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco, em São Paulo.
Dom Vilar também atuou como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (1987 – 2008); foi membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), de 1991 a 1998; e membro do Conselho de presbíteros na diocese de São Carlos (2006-2007).
(foto reprodução)
Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da diocese de São Luiz de Cáceres (MT). A ordenação foi no dia 27 de setembro daquele ano, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo. No Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi referencial da Juventude, da Liturgia, do Centro de estudos de filosofia e de teologia (Sedac) e do Tribunal Eclesiástico.
Em 28 de setembro de 2016, uma nova missão confiada pela Igreja. Foi nomeado bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP), com a posse no dia 20 de novembro do mesmo ano.
De 2011 a 2019, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Também foi referencial da Juventude no Regional Sul 1 da CNBB.
Em 19 de janeiro de 2022, foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto. Em 19 de março de 2022, tomou posse como 6º bispo diocesano da diocese.
Comentários: 376z38