Cia de Notícias - Conceito em Noticiar 5l3h1d

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025
Peregrino Mariano Leal lança segundo livro em Cáceres.

Cáceres MT 1x1ia

Peregrino Mariano Leal lança segundo livro em Cáceres. 1z4y4e

,...... 36g5a

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem v3s6v
Máximo 600 caracteres.

O peregrino mais famoso de Mato Grosso, Mariano Leal, lançou na última terça-feira (29),  o seu novo livro ‘Um pobre santo, um rei santo’. O evento ocorreu na sede da APAE de Cáceres e contou ainda com uma missa  que foi celebrada pelo padre Marcelo. A sessão de autógrafos ocorreu após a missa. 6m371f

Um pobre Santo, um Rei Santo”: Mariano Leal de Paula lança livro que une  fé, história e solidariedade.

(foto reprodução)

A cerimônia atraiu uma numerosa audiência, composta por amigos, religiosos, familiares e da presidente da Apae Erika Pinto de Arruda e do vice-presidente Cláudio Oliveira e comunidade.

De acordo com o autor, o livro é composto de pequenas histórias franciscanas ocorridas em Cáceres. O título do livro se refere a São Francisco de Assis (pobre santo) e a São Luís de França, o rei Luís IX (rei santo). “Como já tinha feito alguns correspondentes ao tema, fiz algumas adaptações acrescentando algo mais das leituras em grandes livros, em especial as fontes originárias”, explica Mariano para o site BBF Brasil.

O peregrino disse ainda que o livro tem a intenção de ser útil e oportuna contribuição para a comunidade católica da eterna Princesinha do Paraguai, como é conhecida a cidade de Cáceres – uma das portas de entrada ao Pantanal Mato-grossense. “Inclusive, faço questão de registrar todo carinho, atenção e acolhida que recebi do Padre Jair Fante, pároco da Catedral São Luís, que também é beneficiada com alguns exemplares”, reforça ele.

A decisão de publicar o segundo livro começou em novembro de 2024. “Juntei o que achei de melhor e levei para Maria Teresa, da Entrelinhas Editora, e corajosamente ela aceitou o desafio de publicar o meu humilde livro”, relembra Mariano.

Além da pesquisa bibliográfica, a escrita do livro é enriquecida por memórias do autor que morou em Cáceres e como católico praticante frequentou as missas da Catedral São Luís. Como peregrino, ele ainda realizou duas peregrinações relacionadas à São Francisco de Assis. “Tive o privilegio de percorrer em torno de 400 km o Caminho Franciscano da Paz, desde La Verna, ando por Assisi, até chegar em Poggio Bustone, na Itália”, conta ele.

Mariano ainda relata que em 2016, ano comemorativo aos 800 anos do Perdão de Assis, percorreu no Brasil o Caminho de São Francisco de Assis, desde a cidade de Maranguape até o Santuário de São Francisco das Chagas, na cidade de Canindé, interior do Ceará. Para os cearenses, essa região é conhecida como São Francisco das Chagas, nome vindo dos estigmas sagrados recebido pelo homem santo. “Diante desses dois maravilhosos caminhos, a minha fé foi fortalecida, nascendo em mim uma busca profunda em conhecer a vida e história do Pobrezinho de Assis, alcunha autêntica dado a ele, tão merecida e quão grandiosa é a sua história, pude compreender e sentir nele o fiel discípulo de Jesus Cristo, em exemplos e práticas.”

“Acredito que o livro será uma instigação/provocação, especialmente aos fiéis de Cáceres em ampliar informações sobre os nossos intercessores São Francisco de Assis e São Luís de França.” (Mariano Leal de Paula)

Além de São Francisco de Assis, o livro também homenageia uma personalidade não tão famosa mundialmente, porém, digna de ser descoberta. “Eu não sabia a existência da relação de São Luís de França com o jeito da vida franciscana e outras ordens mendicantes. Mesmo nascido na nobreza fez do seu reinado voltado às causas pobres, irador e defensor de São Francisco de Assis”, disse Mariano.

Mais do que um tributo à fé, “Um Pobre Santo, um Rei Santo” é um projeto voltado à cidadania e ao bem-estar social. Todo o valor arrecadado com a venda do livro será revertido para instituições que realizam trabalhos essenciais junto a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. São elas:

  • Catedral São Luís – Cáceres-MT
    Os exemplares do livro podem ser adquiridos diretamente na secretaria da Catedral.
  • Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cáceres
    Referência no atendimento a pessoas com deficiência, a APAE de Cáceres recebe o apoio da comunidade por meio desse projeto (Contato Erika: 65 99971-2606).
  • Movimento Recriança
    Sediado em Campo Largo, Paraná, e idealizado por Regina Ferreira, o Recriança atende 35 crianças, beneficiando quase 200 pessoas com atividades culturais e recreativas, desenvolvendo vínculos e cidadania (Contato Regina: 41 99995-2638).
  • Sociedade Musical Nossa Senhora dos Impossíveis – Localizada na comunidade quilombola Riacho Velho, em Marechal Deodoro (AL), o projeto acolhe dezenas de crianças e adolescentes, incentivando o o à educação musical e oferecendo alternativas de futuro. Apoiada pela peregrina Vera Lucia, a escola de música sobrevive da solidariedade dos que acreditam no poder transformador da arte (Contato Vera: 61 98287-9613).

O livro ”Um pobre santo, um rei santo” é lançado num momento muito especial para católicos espalhados pelo mundo: o luto pelo falecimento do papa Francisco. O argentino Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do primeiro santo padre nascido no continente americano, foi um divisor de águas no Vaticano. Primeiro pela escolha do nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, algo até então inédito, e segundo, pela sua vivência e prática como jesuíta, o papa Francisco foi humilde por todo o seu papado até o sepultamento.

A esse respeito, Mariano coloca seu ponto de vista ao site BBF Brasil. “Sobre o Papa Francisco, e aqui na linha do imortal Ariano Suassuna, é preciso achar adjetivos para qualificar esse grande pastor em toda sua essência por tudo que ele significa para o mundo, independente de crenças e ideologias”.

Coincidência ou não, o livro chegou às mãos de Mariano um dia antes da morte do papa. “Eu entreguei o livro para a Editora no ano ado, e jamais imaginei que ‘Um santo pobre, um rei santo’ fosse me entregue na véspera do falecimento do Papa Francisco, logo após o período da Quaresma com o Domingo de Páscoa”.

FONTE/CRÉDITOS: https://blogdabarbarafontes.wordpress.com - foto reprodução
Comentários: 376z38