Com mais de duas horas de duração, o primeiro dia de conclave terminou, nesta terça-feira (7), com a fumaça preta, isto é, sem a definição de quem será o novo papa. Foram mais de 45 mil fiéis acompanhando presencialmente o resultado na Praça de São Pedro. Alessandro Barros, sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá, reside em Roma e acompanha de perto a escolha do novo líder da igreja católica. 6r5q68
Quando o papa é escolhido, a fumaça branca toma conta do céu do Vaticano. São 133 cardeais participando do conclave, maior número da história. Entre eles, são 7 brasileiros.
“Muitas pessoas estão acompanhando, registrando com os celulares e a imprensa, atenta ao rito, de forma respeitosa e comprometida”, afirmou o padre Alessandro Barros, sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá que mora em Roma e está concluindo seu mestrado por lá.
Amanhã, quinta-feira (8), a primeira votação será por volta das 4h30, no horário de Mato Grosso. Já a segunda, logo às 6h. A terceira votação está prevista para às 11h30, e a quarta para ser realizada às 13h.
Além disso, só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 4h30 ou 6h e 11h30 ou 13h, no horário local.
Comentários: 376z38