Cia de Notícias - Conceito em Noticiar 5l3h1d

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
Comunidade de Campo Grande se despede de Jânio Batista de Macedo, líder comunitário e educador.

Geral 2a1u6w

Comunidade de Campo Grande se despede de Jânio Batista de Macedo, líder comunitário e educador. 1r1u4o

,..... 142g5e

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem v3s6v
Máximo 600 caracteres.

Cáceres e Campo Grande sentem a perda de uma figura notável ocorrido na noite desta sexta-feira, 11, com o falecimento do professor aposentado Jânio Batista de Macedo, aos 65 anos. Jânio foi internado na quinta-feira (10) após sofrer uma hemorragia grave que exigiu intervenção cirúrgica. Segundo familiares, ele enfrentava problemas de saúde como diabetes, hipertensão e úlcera. Infelizmente, não resistiu às complicações, vindo a falecer por volta das 21h de sexta-feira. 4s144d

Natural de Cáceres (MT), Jânio construiu sua vida em Campo Grande durante 43 anos. Nascido em 30 de agosto de 1959, era o primogênito entre oito irmãos, filhos de Adauto Macedo (in memoriam) e Josefa de Melo Macedo, carinhosamente conhecida como Dona Nina, hoje com 86 anos. Seus irmãos são Joary (in memoriam), Jardes, Jociane (in memoriam), Jocineide, Joilson, Juliane e Jairo.

Com formação em Pedagogia e Filosofia, Jânio dedicou sua carreira ao ensino e à mobilização comunitária. Iniciou sua trajetória em instituições de ensino de Cáceres e Várzea Grande, em Mato Grosso, posteriormente atuando na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado e no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande/MS.

Sua contribuição à educação estendeu-se à Universidade Estadual de Mato Grosso, onde atuou como professor. Foi também um dos fundadores do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Mato Grosso do Sul, deixando uma marca significativa no sindicalismo educacional do estado.

Após a aposentadoria, Jânio intensificou sua atuação comunitária, presidindo a Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian (AMAPE) por mais de 20 anos, com seis mandatos consecutivos. Sob sua gestão, a AMAPE tornou-se referência em organização comunitária, oferecendo diversos serviços e atividades para a população local.

Seu trabalho voluntário foi reconhecido com o título de “Líder Comunitário” em 2011 e a Comenda de Honra ao Mérito Legislativo em 2018. Jânio também participou ativamente de iniciativas culturais, ministrando palestras em eventos do Ministério da Cultura sobre os “Pontos de Cultura” de Mato Grosso do Sul.

Jânio teve três filhos: Lucas Vanini (in memoriam), deixa a filha Ana Paula Medeiros de Macedo e o filho Vitor Medeiros de Macedo, além de sua mãe, Dona Nina, e seus irmãos Jairo, Juliane, Joilson, Jocineide e Jardes.

Em uma de suas últimas publicações de mensagens diárias, fato este corriqueiros há mais de 15 anos nas redes sociais, Jânio, havia publicado, em 29 de abril, sua mensagem refletindo sobre a saudade daqueles que partiram, incentivando a lembrança e as homenagens como formas de enfrentar a perda. Segundo sua mãe, Dona Nina, o texto parecia uma despedida antecipada.

“Lembrar e homenagear quem partiu ajuda a seguir em frente com a saudade.”

O velório acontece neste sábado, 12 de abril, a partir das 16h, na Capela Mundial, localizada na Avenida Ernesto Geisel. O sepultamento está programado para domingo, 13 de abril, no Cemitério Park Monte das Oliveiras.

Jânio Batista de Macedo deixa um legado de amor e dedicação que continuará inspirando todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua sabedoria e generosidade permanecerão vivas na memória de sua comunidade e de todos aqueles que foram tocados por seu trabalho.

FONTE/CRÉDITOS: Zakinews - foto reprodução
Comentários: 376z38