A Prefeitura de Cáceres, por meio da Vigilância em Saúde e a Autarquia Águas do Pantanal, realizaram no último sábado, 3 de maio, uma ação educativa voltada à conscientização ambiental na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa foi direcionada a catequistas e catequizandos, com foco na importância do descarte correto de resíduos e da reciclagem. 133u2j
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Giulliano Garcia, as palestras abordaram também os riscos das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que podem se intensificar com o acúmulo de lixo e materiais inservíveis descartados em locais inadequados, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“A vigilância em saúde é complexa e abrangente, pois envolve áreas como saúde do trabalhador, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental”, destacou Garcia.
O coordenador ressaltou ainda que a ação está em sintonia com os valores da Campanha da Fraternidade, que neste ano reforça a responsabilidade com a “Casa Comum”, promovendo o cuidado com o meio ambiente e incentivando práticas sustentáveis entre crianças e jovens da catequese.
Membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida destacaram que a Campanha da Fraternidade de 2025 também aborda a temática ambiental, reforçando a necessidade de sensibilizar a comunidade, especialmente as crianças, sobre a crise socioambiental.
“Essas orientações vão ao encontro da proposta da campanha e são fundamentais para a formação de consciência ecológica desde cedo”, comentaram os catequistas.
As palestras foram ministradas pelas agentes de endemias Priscila Alves Ferreira, Irma da Silva e Andrea de Oliveira Pereira, além da médica veterinária Mariana Dias Guimarães, representando a Secretaria Municipal de Saúde. A bióloga Alessandra Suzuki representou a Autarquia Águas do Pantanal.
Comentários: 376z38