Depois de quatro votações, o Vaticano anunciou, através da fumaça branca na Capela Sistina, que um novo papa foi eleito. O nome do cardeal e seu nome no pontificado ainda serão revelados aos fiéis na Praça São Pedro. 2o4el
(foto reprodução)
A escolha ocorreu após três fumaças pretas serem reveladas. A decisão fica junto das duas últimas escolhas, de Bento XVI e Francisco, que também duraram dois dias.
O responsável pela tarefa do anúncio ao povo é o chamado cardeal protodiácono, cargo ocupado atualmente pelo francês Dominique Mamberti. O cardeal irá participar do conclave e, caso não seja eleito, será o responsável pelo anúncio na varanda da Basílica de São Pedro.
Para ser eleito, o novo papa precisou do apoio de 89 dos 133 cardeais com menos de 80 anos com direito a voto.
O texto que ele lerá será o seguinte:
'Anuncio com uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor [primeiros nomes], Cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que se impôs o nome de [nome adotado como papa]'.
Esse trecho será lido em latim, então ficará da seguinte forma:
'Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam: Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum (primeiros nomes), Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali (sobrenome). Qui sibi nomen imposuit (nome adotado como papa)!'
Quem é Dominique Mamberti? 20581c
(foto reprodução)
O cardeal francês nasceu em 7 de março de 1952 em Marrakech, no Marrocos. No entanto, seus pais são ses e ele foi para o país, junto deles, pouco tempo após o nascimento, por isso é considerado cidadão francês.
Mamberti é um intelectual e se formou em Direito Público e Ciência Política antes de entrar diretamente para a vida religiosa, na década de 1980.
Nesse período foi ordenado padre em 1981 para a Diocese de Ajaccio, Córsega. Depois, se formou em Direito Canônico e estudou na Pontifícia Academia Eclesiástica, entrando no serviço diplomático da Santa Sé em 1986.
Foi nomeado cardeal em 15 de fevereiro de 2015 pelo papa Francisco.
É chamado de protodiácono por ser o mais antigo cardeal da ordem dos diáconos (uma das três ordens de cardeais da Igreja Católica). Além de anunciar o novo pontífice, ele também é responsável por colocar o pálio sob o novo papa eleito logo após a primeira declaração na Praça São Pedro.
Comentários: 376z38