O desgaste da imagem do presidente Lula da Silva (PT) tem impactado diretamente as chances de reeleição de seu ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), ao Senado Federal por Mato Grosso. Uma pesquisa recente do Paraná Pesquisas mostra que a alta desaprovação de Lula no estado — 64,6% dos mato-grossenses desaprovam sua gestão, sendo 44% a considerando péssima — tem se refletido na popularidade de Fávaro. e2k51
De acordo com o levantamento, Carlos Fávaro aparece apenas em sexto lugar nas intenções de voto estimuladas (quando os nomes dos candidatos são apresentados), com 11,2%. Ele fica bem atrás de nomes como Mauro Mendes (União Brasil), com 60,8%; Janaina Riva (MDB), com 29,2%; Pedro Taques (sem partido), com 18,3%; Jayme Campos (União Brasil), com 15,1%; e José Medeiros (PL), com 13%. O ministro só supera a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) e Antônio Galvan (DC).
A pesquisa do Paraná Pesquisas foi realizada entre os dias 7 e 11 de maio de 2025, ouvindo 1.540 eleitores em 60 municípios de Mato Grosso. O estudo tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. Além da modalidade estimulada, o levantamento também consultou os eleitores sobre suas intenções de voto de forma espontânea (sem a apresentação de nomes), onde os resultados para os candidatos ao Senado foram ainda mais discretos.
Na pesquisa espontânea, o governador Mauro Mendes também lidera, mas com apenas 7,1% das menções. Os demais nomes citados, como Janaina Riva, José Medeiros, Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos, Carlos Fávaro e Pedro Taques, aparecem com menos de 1% das intenções de voto. A maioria dos eleitores (81,4%) ainda não sabe em quem votar, o que demonstra que a disputa para o Senado em Mato Grosso está longe de ser definida.
Comentários: 376z38