Cia de Notícias - Conceito em Noticiar 5l3h1d

Sabado, 24 de Maio de 2025
Ribeirinho Cidadão inicia atendimentos em Porto Esperidião.

Região Oeste 1n3u6k

Ribeirinho Cidadão inicia atendimentos em Porto Esperidião. 1i6x4r

,..... 142g5e

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem v3s6v
Máximo 600 caracteres.

Começou na terça-feira (08), em Porto Esperidião (320km de Cuiabá), a 18ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas 2025. A ação é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), o Tribunal de Justiça e diversos órgãos parceiros, que ao longo da semana levarão mais de duas dezenas de serviços essenciais a comunidades em situação de vulnerabilidade em quatro municípios da região sudeste do estado.    5o6u40

DPEMT - Ribeirinho Cidadão inicia atendimentos em Porto Esperidião

(foto reprodução)

Além de Porto Esperidião, o projeto ainda ará pelas cidades de Jauru, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu, com serviços nas áreas de Justiça, Saúde, Cidadania, Educação e Cultura. Entre os atendimentos oferecidos estão orientação jurídica, abertura de processos, conciliações, emissão de documentos, vacinação, consultas médicas, programas sociais e ações de educação e lazer.   

De acordo com o secretário executivo da Defensoria Pública, Clodoaldo Queiroz, a ação representa uma aproximação efetiva do sistema de justiça com as populações que mais precisam. “Estamos aqui em Porto Esperidião, no primeiro dia de atendimento do Ribeirinho Cidadão, trazendo justiça e cidadania para a população ribeirinha. Os serviços continuam nos próximos dias em mais três municípios”, destacou.   

O defensor público Carlos Wagner, que atua em Porto Esperidião, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente para populações rurais e fronteiriças. “Apesar da instalação recente do núcleo da Defensoria aqui, ainda não conseguimos atingir toda a população. Esse projeto vem em boa hora, o número de atendimentos mostra a alta demanda e a grandeza da ação”.  

DPEMT - Ribeirinho Cidadão inicia atendimentos em Porto Esperidião

(foto reprodução

Justiça que transforma: acordo entre pais garante pensão e visitas a crianças 

Entre os atendimentos realizados no primeiro dia, esteve a da dona de casa Ângela Aparecida Maconhão Ortiz, de 20 anos, que junto ao ex-companheiro buscou a DPEMT para formalizar um acordo de pensão alimentícia e visitas para os filhos L.E.O.S, de 5 anos, e T.O.S, de 2 anos.

“Hoje eu vim recorrer à pensão alimentícia. Procurei a Defensoria Pública e fui atendida rapidinho, sem gastar nada. Se não fosse o projeto, ia demorar muito. Mas aqui foi tudo resolvido na hora, entrei em acordo e saio com tudo certo. Me senti bem atendida”, relatou Ângela.

Durante a sessão de conciliação, mediada pela Defensoria, o casal conseguiu firmar um acordo sobre o valor da pensão, as visitas e a guarda das crianças. Um detalhe importante foi a identificação de um erro nas certidões de nascimento dos menores, relacionado à alteração recente do nome do avô dos menores após reconhecimento de paternidade. A equipe da Defensoria também encaminhou a regularização documental no cartório.   

Para o defensor Carlos Wagner, o caso exemplifica como o projeto vai além do básico. “Esse é o verdadeiro papel da Defensoria Pública: mediar, orientar e resolver. A situação da documentação foi detectada durante o atendimento e já resolvemos com o pedido de retificação. Tudo em um só lugar, de forma ágil e gratuita” destacou.

Ribeirinho Cidadão inicia 18ª edição e leva serviços de justiça e cidadania  a Porto Esperidião

(foto reprodução)

Cidadania ível: de volta aos documentos

O trabalhador autônomo João de Oliveira, de 81 anos, também foi atendido no local. Ele conseguiu, por meio da parceria com a Politec, emitir a nova carteira de identidade — algo que já havia tentado antes, sem sucesso.

“Já tinha tentado antes na prefeitura, mas desisti porque me pediram a certidão e eu não tinha. Agora deu certo por causa do Projeto Ribeirinho que veio até aqui. Se não fosse isso, eu já teria desistido. Foi rápido, graças a Deus, e não gastei nada”, contou João, emocionado.

O juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho, reforçou o sucesso da iniciativa. “Quando o sistema de justiça trabalha de forma sincronizada, o resultado é exitoso. São 18 anos de uma parceria que deu certo, fazendo a diferença na vida das pessoas.”

A caravana Ribeirinho Cidadão segue agora para Jauru, onde realiza dois dias de atendimentos, depois parte para Reserva do Cabaçal — cidade que participa pela primeira vez — e encerra em Salto do Céu, com um casamento social comunitário, simbolizando a união entre justiça e cidadania.

FONTE/CRÉDITOS: Por assessoria DPEMT - foto reprodução
Comentários: 376z38